sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Igreja do Diabo

E se o Diabo decidisse fundar uma igreja? 
Veja bem, não sei vocês, mas dá pra entender o Diabo!
Já vou explicar...
Ele sente-se humilhado, vive apenas dos restos. Seu lucro (as pessoas) se deve apenas ao fato de elas não atenderem os requisitos de irem para o céu, então o pobre Diabo tem de ficar com esses sujeitos, ele quer conseguir pessoas por mérito próprio. 
Ora essa! - pensa o Diabo - Igrejas e religiões tem muitas, mas a do Diabo só existirá a minha.
Então corre para dizer a Deus sua idéia, para desafia-lo, é claro.
Esse é o início do conto, A Igreja do Diabo, escrito pelo Sr. Machado de Assis.
Tenho de admitir, esse conto é um dos melhores que já li!
É muito interessante ver a relação que Deus e o Diabo tem. O Diabo vive da criação de artimanhas para derrotar Deus e "o todo poderoso" não dá a mínima, trata o "capiroto" como se fosse um parente distante ou uma criança mimada.
Diz:  Vá e crie a igreja, pois não aguenta mais a presença do Diabo.
E é justamente isso que ele faz, prega as "delícias da terra".
Qual a reação das pessoas pra com essa nova doutrina?
Bem, você já pode imaginar... ou melhor, ler o conto.
OBS: A conclusão é sensacional!!!