E se o Diabo decidisse fundar uma igreja?
Veja bem, não sei vocês, mas dá pra entender o Diabo!
Já vou explicar...
Ele sente-se humilhado, vive apenas dos
restos. Seu lucro (as pessoas) se deve apenas ao fato de elas não
atenderem os requisitos de irem para o céu, então o pobre Diabo tem de
ficar com esses sujeitos, ele quer conseguir pessoas por mérito
próprio.
Ora essa! - pensa o Diabo - Igrejas e religiões tem muitas, mas a do Diabo só existirá a minha.
Então corre para dizer a Deus sua idéia, para desafia-lo, é claro.
Então corre para dizer a Deus sua idéia, para desafia-lo, é claro.
Esse é o início do conto, A Igreja do Diabo, escrito pelo Sr. Machado de Assis.
Tenho de admitir, esse conto é um dos melhores que já li!
É muito interessante ver a relação que
Deus e o Diabo tem. O Diabo vive da criação de artimanhas para derrotar
Deus e "o todo poderoso" não dá a mínima, trata o "capiroto" como se
fosse um parente distante ou uma criança mimada.
Diz: Vá e crie a igreja, pois não aguenta mais a presença do Diabo.
E é justamente isso que ele faz, prega as "delícias da terra".
Qual a reação das pessoas pra com essa nova doutrina?
Bem, você já pode imaginar... ou melhor, ler o conto.
OBS: A conclusão é sensacional!!!
