quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel - Ultimate Homem-Aranha Poder e Responsabilidade




É muito difícil falar de algo que você não conhece bem, parece que eu nunca consigo chegar ao ponto de compreender a magnitude que envolve o mundo das HQ. Universos que eu também não sei a extensão, mas é um fato consumado, mesmo que eu não saiba muito eu consigo separar o que é bom do que não é.
Bem, eu terminei de ler essa semana a HQ do Homem Aranha Poder e Responsabilidade e eu realmente gostei de ter começado a ler por ele. O roteiro é do Bill Jemas e Brian M. Bendis, O Jemas foi vice-presidente da Marvel. Isso mesmo, ele foi e não é mais. 
Momento fofoca, olhem só, o Jemas foi o vice presidente nos anos 2000/2003 e junto com o Joe Quesada eram o rosto da Marvel, mas quando o Bill Jemas, uma figura muito contraditória, entra na competição U-Decide (você decide), Em que os fãs iriam decidir qual das três histórias iria sobreviver (Final Adventure, Marville e Capitão Marvel), mas isso gerou uma polemica danada e o Quesada se afastou do Jemas, tudo isso se resume ao Jemas saindo das funções administrativas da Marvel, porém ele foi um dos responsáveis pelo ressurgimento da Marvel como uma potência nas HQ, mas eu não tenho certeza quais foram os reais motivos da saída dele uma vez que ele saiu da vice-presidência, mas não saiu da Marvel, ele só estava fazendo outra função, acabou o momento fofoca. Já o Bendis também é roteirista do Demolidor. E o Mark Bagley é o ilustrador, além do Ultimate Homem-Aranha ele já fez a Liga da Justiça, Batman pra DC.
A história do HA - Poder e Responsabilidade pega da edição 1 a 7 e vai contar as origens do herói mais famoso da Marvel, a trama gira em torno de como o Peter Parker lida com os seus poderes de aranha e de como é difícil sair do estado de ser humilhado para um em que ele pode quebrar a mão de uma pessoa sem o menor esforço, temos que lembrar que o Peter é um adolescente e ele usa seus poderes para coisas fúteis, como lutar em um ringue de luta livre, pelo menos inicialmente, pois mesmo sendo um garoto de 15/16 anos ele tem uma consciência muito forte e que em um momento de tolice deixa um bandido fugir e depois descobre que esse bandido assassina seu tio Ben. Umas das últimas palavras de seu tio para ele são "Coisas grandiosas vão acontecer com você... e elas trazem uma grande responsabilidade" e movido por isso ele se torna um bom samaritano, ajuda as pessoas sem esperar nada em troca. 

Você provavelmente já viu o filme, mas eu acredito ser uma uma experiência muito renovadora ler o quadrinho, eu encontrei dissonâncias muito legais entre o filme e o quadrinho principalmente na personalidade de alguns personagens e isso é extremamente interessante. Nesse inicio o Peter, ou melhor, O espetacular Homem-Aranha, que é como fica conhecido, vai enfrentar além dos problemas da adolescência aos problemas que seus poderes carrega (enfrentar grandes vilões e também os próprios seres humanos que ao se esquecerem de sua humanidade se tornam selvagens).

Eu sempre gostei mais do Homem de Ferro, mas devo admitir que o Peter Parker está ganhando meu coração <3

domingo, 6 de julho de 2014

Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel - Ultimate Homem-Aranha: Poder e Responsabilidade

Eu decidi começar a ler Histórias em Quadrinhos, mas isso é uma coisa muito difícil, eu nunca li hq, mas gosto muito dos filmes que se baseiam nas histórias, principalmente a do Homem de Ferro, acho o Tony muito impressionante, não sei se é por causa do Robert Downey jr. Bem, deixando o Homem de Ferro de lado eu queria mostrar meu novo sonho de consumo...

Coleção de Graphic Novels da Marvel - 60 números que compõe a coleção e a lombada deles junta forma a imagem feita por Gabriele Dell'otto

Eu achei linda e já comecei a comprar :) 
O primeiro que comprei foi o Ultimate Homem-Aranha: Poder e Responsabilidade #20, além de ter uma estética muito bela as edições tem uma qualidade muito boa, em capa dura.



 Não está seguindo a ordem, o primeiro nas bancas foi O Espetacular Homem-Aranha, De volta ao Lar #21 que custa 9.90, o segundo Surpreendentes X-Man, Superdotados que custa 19,90 e a partir do terceiro custa 29,90. Apesar de não entender muito do universo dos quadrinho sei que o preço é justo e que vale muito a pena, o que estou lendo conta o início da história do Homem-Aranha e é sem dúvidas muito bom.



e os Best Sellers...

Eu sou uma leitora compulsiva, mas não tenho esse hábito desde muito. Minha primeira leitura, que li sem ser forçada, foi  A Pequena Sereia e Alice no País das Maravilhas, são duas versões que minha mãe me comprou da Avon :) e tinha os desenhos, os mesmo do da TV e isso foi o máximo, eu tinha uns 8 anos e depois disso eu não lembro de ler mais nada até O Quinze da Rachel de Queiroz, e eu já estava na oitava série!

livro de 2005, Ed. Melhoramentos
livro de 2005, Ed. Melhoramentos
livro de 2007/2008, Ed. José Olympio














Veja só, você lembra de algo quando isso é significativo para você e acho que esses são os mais importantes para mim. Depois disso minha vida literária era restrita a quase nada e não me orgulho disso, é quase uma vergonha, mas ai veio uma série que todo mundo estava lendo e rolava muitas conversas sobre ela nas aulas e eu nem sabia do que aquele povo estava falando.
Crepúsculo... Edward... Bella... Vampiro... Blá Blá Blá...
Era impossível você não saber nada. Ai eu li Crepúsculo e eu gostei. Sim, eu gostei. Não havia nada em que eu poderia comparar, até por que eu só havia lido O Quinze e não era nada parecido. Enquanto um era sobre um romance adolescente e que um desses adolescentes é centenário e vampiro o outro era sobre a seca e um romance que não é tão adocicado como o outro. Bem, eu não estou defendendo Crepúsculo, mas o que impulsionou muitas das minha leituras seguintes foi os livros da Mayer (dentre eles Harry Potter, Boca do Inferno, Os Contos dos Grimm, Orulho e Preconceito e etc).
2009 /2010 Editora Intrínseca

Outro fato que me deixa triste é o preconceito literário que sofro quando eu digo que gostei da série e diferente de muita gente eu nunca ocultei isso.
Eu entendo quem gosta, pois todas as pessoas querem ser felizes, mas a vida muitas vezes é uma Bost@ e ler é o modo que você consegue se abster das coisas do dia-a-dia e quando você lê sobre uma guria que mesmo não sendo aquele estereótipo de menina-magra-bonita-inteligente você pensa que talvez, só talvez "eu também encontre um amor emocionante", por que vamos combinar, nós, reles mortais, não somos a beleza de TV ou de Passarela. Não estou dizendo que a saga seja a melhor, mas eu entendo o motivo dela ter sido famosa e eu realmente gostava, mesmo quando a Bella se autodepreciava, mas ai veio o tão esperado Amanhecer e eu comecei a achar a escritora um tanto doida. Sim, Aquela mulher é um pouco sem juízo. Como é que ela escreve sobre adultos e crianças formando um pares e as pessoas entenderem e acham normal?
Não sei, talvez eu esteja uma moralista ou sei lá o quê, mas isso não me agrada, não mesmo.
Eu estava falando de Crepúsculo por que igual a algumas críticas que ele recebe outros Best Seller também recebem e eu juro que não entendo. Já ouvi gente dizendo "coisa que todo o mundo lê só pode ser ruim", "não compre Best Seller" e coisas que eu nem posso colocar aqui e eu acho esse povo um monte de bobos. Se eu fosse uma escritora eu escreveria por amor, mas por dinheiro também. Parece que se vendeu bem não presta e isso não é verdade, tem gente que nunca nem leu o livro, mas já acha ruim e ainda sai professando seu desprezo pela obra. Já ouvi pessoas falando dos "defeitos horrorosos" de A Culpa é das Estrelas, mas que nunca se dignou a ler o livro.
Isso faz sentido? Para mim não!
Se você só é um bom leitor se ler os grandes clássicos, então eu não sou, pois eu leio o que me agrada e alguns clássicos não fazem meu estilo e não importa se foi o rei-de-sei-lá-onde que escreveu. Também não estou dizendo que os clássicos não são bons, mas gosto literário é como gosto pela comida, se você não gosta de carne nem o melhor chefe vai fazer com que a carne fique do seu agrado.
E essas pessoas que se acham grandes filósofos por que lêem Victor Hugo, Charles Dickens ou Nietzsche, também são aquelas que se dizem sem preconceitos e as primeiras a chamarem os Best Seller de "literatura inútil". Não sei vocês, mas a grande maioria da literatura que leio não é para me tornar um crítico literário, mas por que eu gosto!