domingo, 6 de julho de 2014

e os Best Sellers...

Eu sou uma leitora compulsiva, mas não tenho esse hábito desde muito. Minha primeira leitura, que li sem ser forçada, foi  A Pequena Sereia e Alice no País das Maravilhas, são duas versões que minha mãe me comprou da Avon :) e tinha os desenhos, os mesmo do da TV e isso foi o máximo, eu tinha uns 8 anos e depois disso eu não lembro de ler mais nada até O Quinze da Rachel de Queiroz, e eu já estava na oitava série!

livro de 2005, Ed. Melhoramentos
livro de 2005, Ed. Melhoramentos
livro de 2007/2008, Ed. José Olympio














Veja só, você lembra de algo quando isso é significativo para você e acho que esses são os mais importantes para mim. Depois disso minha vida literária era restrita a quase nada e não me orgulho disso, é quase uma vergonha, mas ai veio uma série que todo mundo estava lendo e rolava muitas conversas sobre ela nas aulas e eu nem sabia do que aquele povo estava falando.
Crepúsculo... Edward... Bella... Vampiro... Blá Blá Blá...
Era impossível você não saber nada. Ai eu li Crepúsculo e eu gostei. Sim, eu gostei. Não havia nada em que eu poderia comparar, até por que eu só havia lido O Quinze e não era nada parecido. Enquanto um era sobre um romance adolescente e que um desses adolescentes é centenário e vampiro o outro era sobre a seca e um romance que não é tão adocicado como o outro. Bem, eu não estou defendendo Crepúsculo, mas o que impulsionou muitas das minha leituras seguintes foi os livros da Mayer (dentre eles Harry Potter, Boca do Inferno, Os Contos dos Grimm, Orulho e Preconceito e etc).
2009 /2010 Editora Intrínseca

Outro fato que me deixa triste é o preconceito literário que sofro quando eu digo que gostei da série e diferente de muita gente eu nunca ocultei isso.
Eu entendo quem gosta, pois todas as pessoas querem ser felizes, mas a vida muitas vezes é uma Bost@ e ler é o modo que você consegue se abster das coisas do dia-a-dia e quando você lê sobre uma guria que mesmo não sendo aquele estereótipo de menina-magra-bonita-inteligente você pensa que talvez, só talvez "eu também encontre um amor emocionante", por que vamos combinar, nós, reles mortais, não somos a beleza de TV ou de Passarela. Não estou dizendo que a saga seja a melhor, mas eu entendo o motivo dela ter sido famosa e eu realmente gostava, mesmo quando a Bella se autodepreciava, mas ai veio o tão esperado Amanhecer e eu comecei a achar a escritora um tanto doida. Sim, Aquela mulher é um pouco sem juízo. Como é que ela escreve sobre adultos e crianças formando um pares e as pessoas entenderem e acham normal?
Não sei, talvez eu esteja uma moralista ou sei lá o quê, mas isso não me agrada, não mesmo.
Eu estava falando de Crepúsculo por que igual a algumas críticas que ele recebe outros Best Seller também recebem e eu juro que não entendo. Já ouvi gente dizendo "coisa que todo o mundo lê só pode ser ruim", "não compre Best Seller" e coisas que eu nem posso colocar aqui e eu acho esse povo um monte de bobos. Se eu fosse uma escritora eu escreveria por amor, mas por dinheiro também. Parece que se vendeu bem não presta e isso não é verdade, tem gente que nunca nem leu o livro, mas já acha ruim e ainda sai professando seu desprezo pela obra. Já ouvi pessoas falando dos "defeitos horrorosos" de A Culpa é das Estrelas, mas que nunca se dignou a ler o livro.
Isso faz sentido? Para mim não!
Se você só é um bom leitor se ler os grandes clássicos, então eu não sou, pois eu leio o que me agrada e alguns clássicos não fazem meu estilo e não importa se foi o rei-de-sei-lá-onde que escreveu. Também não estou dizendo que os clássicos não são bons, mas gosto literário é como gosto pela comida, se você não gosta de carne nem o melhor chefe vai fazer com que a carne fique do seu agrado.
E essas pessoas que se acham grandes filósofos por que lêem Victor Hugo, Charles Dickens ou Nietzsche, também são aquelas que se dizem sem preconceitos e as primeiras a chamarem os Best Seller de "literatura inútil". Não sei vocês, mas a grande maioria da literatura que leio não é para me tornar um crítico literário, mas por que eu gosto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário